Arpejos

O que são Arpejos?
Quando tocamos as notas de qualquer acorde uma de cada vez estamos executando o arpejo do respectivo acorde. Desta forma os arpejos se dividem em tríades e tétrades ( 3 e 4 notas ). Na guitarra os arpejos acabam ficando com uma digitação de praticamente 1 nota por corda o que facilita o uso do sweep para alcançarmos maiores velocidades.

Como se faz?

Geralmente, em guitarra, os arpejos são tocados com Sweep (um tipo de palhetada), pois assim eles ganham mais velocidade. Porém há guitarristas – como Steve Morse, do Deep Purple - que preferem tocar os arpejos com palhetada alternada mesmo. Na maioria das vezes o arpejo é tocado uma nota por corda, como num acorde. Isso faz com que a mão esquerda ganhe bastante agilidade e destreza.

Por que usar sweep?

Em uma guitarra de seis cordas comum, você pode tocar seis notas em seguida com uma velocidade espantosa, apenas arrastando a palheta sobre as cordas. O sweep precisa de uma quantidade mínima de energia da mão da palheta.

Quem Faz?

Vários guitarristas têm seus estilos marcados pelo uso de arpejos, entre eles Yngwie Malmsteem, John Petrucci, Paul Gilbert e Rusty Cooley. Vale lembrar que foi o guitarrista Frank Gambale quem popularizou o uso de arpejos no Rock.

Rusty Cooley solando com arpejos

Alavanca: 8 Técnicas Destruidoras


8 Técnicas de Alavanca


Certo. Eu já ouvi a mesma pergunta várias vezes. Guitarristas querem aprender a usar a alavanca mas não tem idéia de como fazê-lo. Eu vou te mostrar como.

Você está pronto para Derreter?

Você pode tirar sons destruidores com a alavanca e com certeza após ler este artigo você estará pronto para derreter os ouvidos de quem ouvir você tocar. Mas, antes de praticar os exercícios, tem algumas coisas que você precisa saber.

Então vamos Aquecer

Aqui você aprenderá tudo sobre palhetadas, efeitos e harmônicos que serão essenciais para as técnicas de alavanca. Vamos falar também sobre como a alavanca é usada por guitarristas em estilos de música diferentes, como Rock, Metal e Surf Music. Assim você não só saberá executar uma porrada de coisas novas, mas também será capaz de se adaptar ao contexto. Então vamos começar.

Existem inúmeras técnicas de alavanca, aqui lhe apresentaremos as 8 principais, que servirão de base para futuramente você criar seus próprios truques na guitarra.

A Distorção
A primeira coisa que se precisa ter em mente é que você precisa de uma boa distorção para executar a maioria das técnicas de alavanca. Existem vários tipos de distorção, entre eles metal, lead e fuzz. A melhor opção depende do seu estilo, contudo aconselhamos uma que seja ao mesmo tempo pesada e limpa.

Para conseguir isso, faça os seguintes ajustes no seu pedal de efeitos. Coloque um pouco de Compressor, um pouco de Chorus, Distorção Lead quase no máximo e um pouco de Delay ou Reverb. De novo, tente conseguir um som que seja ao mesmo tempo pesado e limpo. Para verificar se o som está pesado experimente tocar um Power Chord abafado. Quando o som estiver pesado você irá perceber na hora. Para saber se o som está limpo basta tocar um pequeno solo e perceber que as notas não se confundem, que dá para ouvir cada nota claramente.

Os Harmônicos

Agora vamos aos Harmônicos. Essa é uma área muito explorada no assunto Alavanca, por isso nós vamos entrar em detalhes e você terminará de ler este artigo sendo também um expert em harmônicos. Existem Harmônicos Naturais e Harmônicos Artificiais.

Harmônicos Naturais

Os Harmônicos Naturais são obtidos ao posicionar o dedo indicador sobre qualquer corda, em cima do sétimo traste, sem pressionar a corda, e a seguir palhetando a corda. Também é possível tocar harmônicos naturais sobre o quinto traste,o décimo segundo e o décimo nono traste. Além desses, existem harmônicos naturais que são mais difíceis de se tocar, eles ficam na terceira, quarta e nona casa.

Harmônicos Artificiais

Os Harmônicos Artificiais são aqueles que são manipulados com uma palhetada especial. Eles podem ser tirados de qualquer corda em qualquer casa, mas com certeza é muito mais fácil na região do meio do braço. Há muitas formas diferentes de se conseguir um Harmônico Artificial, e em algumas das técnicas deste artigo você aprende os principais.

As Técnicas

1 – Surf Music

Você pode ouvir essa técnica sendo bastante usada por Dick Dale, guitarrista de Surf Music e também por muitos guitarristas de Blues, sendo chamada de Vibrato ou Tremolo. Para executá-la apenas toque um acorde (Am, por exemplo) e abaixe a alavanca suavemente algumas vezes. Este efeito pode ser usado em qualquer acorde, teste com e sem distorção.

2 – Dive Bomb

Esta técnica, muito usada por Jimi Hendrix consiste em tocar um harmônico (natural ou artificial) e abaixar em velocidade média a alavanca o máximo possível. Para conseguir o efeito desejado utilize uma distorção e um pouco de delay. Existem diversos tipos de delay, uns em que a nota tocada se repete rapidamente e outros em que esta repetição é mais lenta. Prefira o segundo. Você também pode ouvir o guitarrista Fletcher usando este efeito nas músicas Kodiak e Unite da banda de hardcore da Califórnia Pennywise (No final e no início, respectivamente).

3 – Motorcycle

Com uma distorção e um pouco de reverb, abaixe toda a alavanca e toque a corda E grave. Em seguida levante-a devagar e abaixe-a toda de uma vez só, imitando uma moto passando marcha. Repita várias vezes seguidas até pegar o feeling.

4 - Guitar Scream

De todas as loucuras que você pode fazer na guitarra essa é provavelmente a mais alucinante. Quando já estiver dominando essa técnica, você irá entender exatamente porque. Não é a toa que ela se tornou a preferida de Joe Satriani. Em muitas músicas de metal essa técnica pode ser encontrada, mas o melhor exemplo continua sendo Surfing with the Alien de Joe Satriani.
Para executar essa técnica com perfeição você vai precisar de bastante treino, mas eu já digo, vale a pena, pois é uma técnica muito valiosa.

Vamos dividir o treino em duas partes. Na primeira parte você precisa aprender como tocar um harmônico artificial na terceira corda solta.

Parte 1

-Ajeite a palheta em sua mão para que só a pontinha dela apareça.
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-Observe que se você mexer o polegar sobre a palheta a pontinha dela fica escondida. Não é preciso deslizar o dedo, apenas virá-lo.
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-Treine um pouco esse movimento, segurando a palheta com a pontinha para fora e escondendo ela com o movimento do polegar.
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-Agora você fará o mesmo ao tocar a terceira corda solta. Você toca a corda e num movimento continuo esconde a pontinha da palheta, de forma que a lateral do seu polegar esbarre de leve na corda solta, abafando-a.
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-Para conseguir tirar um som de harmônico da corda solta é preciso tocá-la no lugar correto. Existem alguns lugares ao longo da corda onde é possível tocar a corda com essa técnica e fazer soar o harmônico. Experimente executar o movimento descrito acima em diferentes pontos da corda para descobrir onde é que está o melhor ponto para fazer soar um harmônico bem alto.

Parte 2

-Abaixe bastante a alavanca da sua guitarra.
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-Toque um harmônico artificial na terceira corda solta.
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-Suba a alavanca.

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5-Dimebag Darrel
Esta técnica foi criada e muito usada por Dimebag Darrel, ex-guitarrista do Pantera. O efeito sonoro é parecido com a técnica Guitar Scream, descrita acima. É bem simples, porém requer uma boa prática para fazer ela fluir. Dessa vez nós vamos tirar um harmônico da terceira corda na terceira casa.

Observe que, com muita distorção é possível tocar um harmônico ao posicionar o dedo indicador da mão esquerda em cima do terceiro traste da terceira corda, sem pressioná-lo, e palhetando a corda. É mais ou menos isso que nós precisamos fazer.


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-Toque a terceira corda solta com o indicador da mão esquerda.
,-Logo em seguida posicione o indicador sobre o terceiro traste. Assim o harmônico soa também.
.-Agora abaixe toda a alavanca.
.-Toque um harmônico com a mão esquerda na terceira casa da terceira corda.

-Levante a alavanca.

6-Van Halen
Toque a corda G solta e abaixe a alavanca como num dive bomb (descrito acima), porém desta vez, encoste levemente o seu dedo no traste 5 extraindo um harmônico natural e retorne a posição original.



.7-Steve Vai

Steve Vai executa técnicas dificílimas. Porém, em seu repertório também encontramos técnicas muito fáceis. E essa é uma delas.
Toque um ligado contínuo na corda B entre as casas 7 e 9, e lentamente abaixe a alavanca (mantenha o ligado soando) em seguida retorne a posição original novamente com o ligado soando.
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8-Shred Guitar

Toque o harmônico natural na casa 7 da corda G,em seguida abaixe a alavanca. Logo que a alavanca chegar até embaixo, encoste levemente o dedo na casa doze da mesma corda, fazendo soar o harmônico natural da casa doze e levante a alavanca até atingir a nota desejada.

Como Usar As Técnicas Em Uma Música
Uma boa dica para você usar as técnicas de Alavanca é:

-Usar nos intervalos das músicas, como no início, fim e nas partes em que a música para um pouco.

-No caso de músicas sem distorção, como surf music, blues ou reggae, é bom usar a técnica 'surf music' para incrementar os acordes.

Técnicas - Bend



Bend

O que é?Fazer um Bend é usar o dedo da mão esquerda que está segurando uma nota para puxar a corda para cima ou pra baixo, ao mesmo tempo em que pressiona a corda contra o braço da guitarra. O efeito que você obtém é uma nota mais aguda. A intensidade do Bend é você quem escolhe – você pode dar um Bend de meio tom, um tom inteiro, um tom e meio, dois tons... Quanto maior for o Bend mais você precisa puxar a corda. Dá no mesmo puxar para cima ou para baixo. É mais fácil executar Bends na guitarra do que no violão, pois as cordas da guitarra são menos tensas.

Quem Faz?Além disto o bend é uma das ferramentas principais para adicionar feeling nas frases e solos. Um exemplo disto isto é o grande guitarrista de blues B. B. King que toca somente o necessário temperando suas frases com bends. Você pode ouvir um solo cheio feeling de B.B. King e vários bends em ‘Playing With My Friends’.

Praticamente todos os guitarristas que solam usam Bends, é uma técnica básica e essencial. O guitarrista que faz os Bends mais animais de todos é o Zakk Wylde, que chega a fazer Bends de dois tons, o que pode ser difícil para muitos guitarristas e bastante incomum. Os Bends mais agressivos de Zakk, junto com uma distorção pesada, fazem seus solos soarem brutalmente perfeitos. Você pode confirir Zakk Wylde tocando com Ozzy Osbourne em ‘No More Tears’. 

Double Stops

O que são Double Stops

Um double stop é quando se toca duas notas ao mesmo tempo. Simples assim.

Os double stops são uma forma fácil de incrementar seus solos na guitarra. A técnica em si é molezinha e se encaixa em vários tipos de solo. Existem também riffs que são baseados em double stops, como, por exemplo, o clássico Smoke on the Water do Deep Purple.

Brian Setzer com sua big band

Provavelmente, o estilo mais caracterizado pelo uso de double stops é o rockabilly. E um grande guitarrista desse estilo é Brian Setzer, com músicas como Rock This Town e Jump, Jive An' Wail.

Chuck Berry foi o guitarrista que popularizou o uso dos double stops, criando o melhor exemplo da técnica com a música Johnny B. Goode. Se você quiser ficar bom em double stops basta aprender a tocar a introdução dessa música em algum site de tablaturas.


Como se faz

Os double stops podem ser tocados em todas as cordas da guitarra, mas o mais comum é utilizar as três cordas de baixo (as mais agudas). Apesar de não haver nenhuma regra, os double stops são tocados em cordas adjacentes. Isto é, em cordas vizinhas, pois fica mais fácil.

Mão Esquerda - Quando as duas notas estão no mesmo traste (ou casa), é possível tocá-las com uma pestana, ou seja, com um dedo da mão esquerda segurando duas notas simultaneamente. Quando as notas não estão na mesma casa, é preciso tocar com dois dedos diferentes, como se você estivesse tocando só uma parte de uma acorde.

O exemplo abaixo é o início da música do desenho Beavis and Butthead, que é cheia de double stops. Veja no vídeo abaixo.

-----------------------------------------------------------
--10-------8----------8--------10--10--10----8---8--8---7
------9----------7-7---9---------9---9---9----9---7--7---7
7--------7----7------------7-7--------------7-------------

Obs: A tablatura mostra as 4 cordas Ré, Sol, Si e Mi (de baixo para cima, respectivamente).



Mão Direita - Os double stops podem ser tocados com palheta ou com os dedos. Com os dedos, você pode tocar normalmente ou puxando as cordas com um pouco mais de força, obtendo um som mais estalado (essa técnica é conhecida como "Chicken Pickin'' - se quiser conhecê-la, veja o vídeo abaixo). 

Quem que usa

Os double stops são encontrados em vários estilos de música, mais os mais comuns são o rock, blues e, principalmente, na country music (particularmente, no bluegrass). Alguns guitarristas que usam double stops são: Chuck Berry, Steven Tyler (Aerosmith), Slash, Johnny Hiland e Steve Morse (Deep Purple).

Exemplos de Músicas: qualquer uma do Chuck Berry (Johnny B. Good, Maybellene, Sweet Little Sixteen, Roll Over Beethoven...), Crazy (Aerosmith) e Love Struck Baby (Stevie Ray Vaughan).

Veja também como algo tão simples como a técnica dos doubles stops pode criar algo tão fascinante na música Little Wing de Jimi Hendrix, ou na versão de Stevie Ray Vaughan abaixo (recomendável apenas para quem já está bem avançado na guitarra). 
Dica

Uma ótima forma de treinar double stops e ainda tirar ótimos sons é através do segundo modelo da Escala Pentatônica. A vantagem desse modelo é que nele existem várias combinações de double stops na mesma casa, visto que todas as notas se encontram em apenas três casas (5, 7 ou 8). Para quem não conhece, segue o desenho abaixo para Lá menor.

E-----5----------8
B-----5----------8
G-----5------7
D-----5------7
A-----5------7
E-----5----------8

Harmônicos


O que são Harmônicos?Uma nota tocada no violão ou na guitarra é composta por uma mistura de vários sons de freqüências diferentes. Cada um desses sons é um harmônico. E existe uma forma de se tocar e ouvir apenas um harmônico de cada vez. Na verdade são duas formas - através dos harmônicos naturais e dos harmônicos artificiais.

Como se Faz?

Harmônicos Naturais
Os Harmônicos Naturais são obtidos ao posicionar o dedo indicador sobre qualquer corda, em cima do sétimo traste, sem pressionar a corda, e a seguir palhetando a corda. Também é possível tocar harmônicos naturais sobre o quinto traste, o décimo segundo e o décimo nono traste, como no vídeo abaixo. Além desses, existem harmônicos naturais que são mais difíceis de tocar, eles ficam na terceira, quarta e nona casa.

Harmônicos Artificiais

Os harmônicos Artificiais são aqueles que são manipulados com uma palhetada especial. Eles podem ser tirados de qualquer corda em qualquer casa, mas com certeza é muito mais fácil na região do meio do braço. Há muitas formas diferentes de se conseguir um Harmônico Artificial, e com certeza é muito mais fácil com uma boa distorção.

A técnica necessária para se obter um harmônico artificial é simples, porém requer prática. Ela é dividida em dois momentos. No primeiro, você dá uma palhetada normal na corda desejada – procure fazer o movimento mais curto possível. No segundo momento, você gira levemente a mão que está segurando a palheta para que a lateral do seu polegar encoste na corda, abafando-a levemente.

Aos poucos você irá descobrir que para cada nota que você palhetar existe uma posição certa na corda para atingir com a palheta. Essa posição geral mente é entre os captadores, e elas podem estar mais próximas da ponte ou do braço da guitarra.

É interessante notar também que você pode obter diferentes sons para uma mesma nota através dos harmônicos artificiais. Funciona da seguinte maneira: Escolha uma nota, e mantenha seu dedo fixo nela; por exemplo, a nota lá na quarta corda, sétimo traste. Agora aplique um harmônico artificial exatamente entre os dos captadores. E então experimente aplicar o harmônico artificial entre outras regiões da corda.

Essa técnica é muito utilizada por Eddie Van Halen, o guitarrista que tornou os harmônicos, tanto os naturais quanto os artificiais, tão populares no rock.

Quem Faz?Muitos guitarristas de todos os estilos usam os harmônicos. Porém, alguns exploraram essa arte com mais profundidade. Eles são Eddie Van Halen, Zakk Wylde, Steve Vai, Steve Morse, Joe Satriani e Dimebag Darrel.

Uma Forma Especial de Harmônicos NaturaisExiste ainda uma nova forma de se obter harmônicos artificiais, que é muito fácil, mas não tão comum. E o bom dela é que é muito legal de se fazer, e é possível também tirar sons bem distintos da sua guitarra.

É assim que se faz:Pressione o dedo sobre a segunda casa da quinta corda com uma mão, e com a ponta do dedo indicador da outra mão bata rapidamente sobre o sétimo traste da mesma corda. Essa é apenas uma das muitas combinações possíveis. Você pode experimentar segurar o dedo sobre outra nota, e bater com o outro dedo em outra casa também. Por exemplo, experimente apertar o dedo no quinto traste, e com o indicador da outra mão acertar rapidamente o décimo segundo traste.

Como todos eles funcionam
O que há em comum entre todas as espécies de harmônicos tocados na guitarra? Simples. O princípio aplicado é sempre o mesmo. Em todos eles você está dividindo o comprimento da corda em frações. Por exemplo, quando você toca um harmônico natural sobre a décima segunda casa de qualquer corda, o que você está fazendo na verdade é dividir o comprimento da corda em duas partes exatamente iguais!

Você pode dividir a corda em quantos pedaços você quiser. Por exemplo, para dividi-la em três pedaços iguais, basta posicionar o seu dedo sobre o sétimo traste e tocar a corda. E, como ela foi dividida em três, existe mais uma posição que fornece o mesmo harmônico – o décimo nono traste.

O mesmo funciona para os harmônicos artificiais. Apenas a forma que eles são obtidos é diferente. No harmônico natural, nós colocamos o dedo de uma mão sobre uma posição e palhetamos a corda com a outra mão. Com o harmônico artificial, nós fazemos os dois ao mesmo tempo, e com a mesma mão. Primeiro palhetamos a corda, e imediatamente depois colocamos a borda do dedo polegar da mesma mão sobre a posição desejada.

Ligados - Hammer On e Pull Off


Essa é uma das técnicas mais características da guitarra. Ela é fácil de aprender e pode se tornar viciante!

Os Ligados unem as notas, fazendo-as fluir ao longo da música.

O que são Ligados?

Ligados são formados por hammer-ons e pull-offs. O hammer-on consiste em "martelar" uma nota no braço da guitarra com os dedos da mão esquerda. O pull-off consiste em puxar e soltar a nota que se está tocando. Em geral, essas duas técnicas são utilizadas em conjunto.

Qual a diferença entre Ligados e Legato?

Legato é um termo que vale para todos os instrumentos musicais e significa tocar uma nota após a outra sem silêncio entre elas.

O contrário de Legato é Staccato, que significa tocar uma nota após a outra com um silêncio (intervalo) entre elas.

Para entender melhor a diferença entre Legato e Staccato, imagine as seguintes frases sendo cantaroladas:

1 - Legato: "Aeaeaeaeaeaeaeaeaeaeaeá."

2 - Staccato: "Tá, tá, tá, tá, tá, tá, tá, tá, tá, tá."

Os Ligados nada mais são uma forma de tocar Legatos na guitarra. Existem também outras técnicas para se tocar Legatos, como slides, tappings, bends e técnicas de alavanca.

Como tocar Ligados?

Os Ligados são executados pela mão esquerda (ou direita para canhotos). A mão direita apenas tem o trabalho de tocar a corda com a palheta.

Existem várias formas de tocar ligados, apenas combinando os dedos da mão esquerda de formas diferentes. Recomendamos começar pela forma mais fácil, que é usando os dedos indicador e anelar (ou 1 e 3).

Por exemplo:
- segure o Lá da 6ª corda (5º traste) com o dedo indicador;
- com a mão direita, toque a 6ª corda;
- enquanto a nota soa, com o dedo anelar aperte o Si da 6ª corda (7ª traste);
- mantendo sempre fixo o dedo indicador, puxe a 6ª corda ligeiramente para baixo com o anelar e solte-a, fazendo a nota Lá soar novamente;
- você pode fazer isso continuamente, martelando e puxando a corda com o anelar, enquanto o indicador fica fixo.

No início, pode parecer difícil, porque é um movimento totalmente novo para quem está começando a tocar. Mas conforme você for treinando, em pouco tempo seus dedos "aprenderão" a técnica. Na guitarra é um pouco mais fácil de tocar que no violão, pois suas cordas são mais "moles".

Por que usar Ligados?

Os Ligados, além de tornarem o som da guitarra mais interessante através de passagens naturais, são uma excelente forma de tocar com velocidade. Os Ligados proporcionam agilidade aos solos com tanta facilidade que eles se encaixam naturalmente em qualquer tipo de solo, desde jazz até metal.

Outra razão para treinar Ligados é que eles são a base para se aprender uma outra técnica, o Tapping. Quanto melhor você for em Ligados, melhor será em Tappings.

Quem usa?

Jimi Hendrix, Allan Holdsworth e Joe Satriani são apenas alguns dos muitos guitarristas que fizeram dos Ligados uma parte essencial de seus estilos. Experimente escutar músicas desses três guitarristas para observar como os Ligados podem ser utilizados de formas bem distintas.

Padrões

Você está prestes a descobrir um dos maiores segredos do universo da guitarra. Continue lendo e nós iremos revelá-lo a você.

Uma das melhores formas de se fazer um solo de guitarra em alta velocidade é utilizando padrões. Os padrões são muito comuns em qualquer estilo de música e em qualquer tipo de solo, seja ele lento ou rápido. Porém, quando se usa um padrão para tocar rápido, os efeitos são impressionantes para quem ouve e para quem os executa. Assim que você começar a dominar os padrões de guitarra os seus solos ganharam poder de expressão e você entenderá como se faz para colocar um monte de notas em uma única frase.

O que é um Padrão?

Um Padrão é algo que se repete segundo alguma lógica. Por exemplo, a seqüência 1,2,3,4 é um padrão onde cada número é uma unidade a mais que a anterior. A seqüência 2,4,6,8 é um padrão onde cada número é duas unidades a mais que a anterior.

Estes foram exemplos de padrões com números. Você deve estar pensando ‘O que isso tem a ver com a guitarra?’ Veja bem, cada nota na guitarra é localizada numa corda e num traste. A posição da nota no traste pode ser representada por um número. Por exemplo, na sexta corda (Mi), o traste número 1 representa a nota Fá, o traste número 3 representa a nota Sol, e assim em diante.

Agora que você sabe que podemos pensar nas notas como sendo números você está pronto para aprender a criar padrões. É necessário apenas que você saiba um modelo de escala qualquer. O padrão mais comum na guitarra é tocar as notas de uma escala indo e voltando. Por exemplo, você pode tocar três notas seguidas diferentes, voltar uma nota, tocar mais três notas seguidas,voltar mais uma nota e assim vai. Veja na tablatura abaixo esse padrão, ele está na Escala Pentatônica de Lá Menor.

E .--------------------------------------------------5--5-8-
B .---------------------------------------5-5-8-5-8--8-----
G .----------------------------5-5-7-5-7--7----------------
D .----------------5--5-7-5-7--7---------------------------
A .----5--5-7-5-7---7--------------------------------------
E .5-8--8---------------------------------------------------

Obs: A linha mais baixa da tablatura corresponde a corda Mi grave (sexta corda), e vai subindo até chegar na corda Mi mais aguda.

Técnicas - Roll

Roll
O que é?Algumas frases podem ter 2 notas que estejam localizadas na mesma casa mas em cordas adjacentes. Para executar tais frases de uma forma limpa é necessário rolar o seu dedo, abafando a nota não desejada e tocando na nota alvo. O dedo permanece em cima da última nota, mas sem pressioná-la.

Como se faz?Toque a primeira nota com a ponta do dedo, depois sem tirar pressão do braço da guitarra, faça o roll para a corda de baixo.

Quem Faz?
Essa é uma técnica bem comum, e muitas vezes ela não é nem ensinada, o guitarrista acaba aprendendo sozinho, pois o roll aparece de forma natural. Eric Johnson usa as escalas com uma abordagem diferente da maioria. Ao invés de tocar várias notas consecutivas na mesma corda, ele frequentemente executa saltos de cordas, que são feitos com o auxílio do roll. Isso faz com que seus solos tenham um estilo próprio.



Técnicas - Vibrato

Vibrato

Para o guitarrista solo, bends e vibratos são algumas das habilidades mais importantes para dominar.
O que é?O Vibrato é uma das técnicas básicas da guitarra, ele serve para dar mais intensidade a qualquer nota tocada na guitarra, principalmente em solos. Ele é utilizado em todos os estilos de música, desde o jazz até o metal.

Como se faz?O vibrato é composto por sucessivos mini-bends realizados em torno de uma determinada nota. Ele pode ser executado de duas formas. Na primeira você faz movimentos curtos com o dedo que está segurando a nota, para cima e para baixo. Na segunda, você mantém esse dedo fixo e gira o pulso, dessa forma o dedo vibra sem você precisar movimentá-lo. Para conseguir um vibrato suave, pratique devagar no início. Experimente o vibrato em seus solos tocando com e sem distorção.

O vibrato também é uma ótima técnica para controlar o feedback da guitarra, quando ela está com muita distorção e sobrando microfonia. Dá um ótimo efeito!

Quem Faz?Todo mundo usa o vibrato, mas para entender bem como ele pode mudar uma música, ouça Summer Song, de Joe Satriani, que é um mestre do vibrato. Outro guitarrista conhecido por seu vibrato e um incrível feeling ao solar é David Gilmour, do Pink Floyd.