Velocidade: Dicas Sobre Escalas


Velocidade: Dicas Sobre Escalas

Para tocar rápido você precisa treinar a sua técnica e a sua mente. Você precisa treinar a sua memória e, acredite, o seu cérebro passará a funcionar melhor se você seguir as nossas dicas de memorização.

Para se tornar um guitarrista solista é essencial saber as Escalas na ponta dos dedos. Mas existe um truque, que poucos conhecem, e esse truque irá te levar a um nível superior de conhecimento. Ele facilitará sua vida.

Você não só aprenderá as escalas com facilidade, você as entenderá e nunca mais precisará se esforçar para lembrar de uma escala na hora de solar, porque eu sei que isso é muito frustrante e acaba fazendo com que os nossos solos não evoluam em ritmo natural. A gente começa a se sentir preso aquela única escala e sonoridade que aprendemos uma vez. Não se preocupe isso também passará.
Você está pronto para descobrir o truque? Ou melhor, os truques. Porque na verdade é um conjunto de práticas que torna o seu treino mil vezes mais eficiente. Dessa forma você não terá mais aquela sensação de que não sai do lugar há muito tempo.

Aqui estão os truques:
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1 - Aprenda um modelo da Escala Maior por semana. Não tente decorá-los de uma vez só, isso não funciona para ninguém. Além do mais você tem tempo suficiente para aprender.

2 - Quando tocar a Escala comece sempre pela tônica. Isso fará grande sentido para você, pois ajuda a visualizar automaticamente as escalas no braço da guitarra.

3 - Digamos que você aprendeu um dos desenhos da Escala de Sol Maior. Pronto você já decorou ele, não foi difícil. Mas não pare por aí, o que fará com que você aprenda de verdade esse desenho é treiná-lo nas doze tonalidades, sempre começando pela tônica.

4 - Quando treinar Escala Maior nas doze tonalidades evite tocar um desenho seguido do outro, por exemplo, Sol Maior, Sol sustenido Maior, Lá Maior e Lá sustenido Maior. Isso atrapalha muito, simplesmente por ser fácil demais e não trabalhar o seu raciocino da forma correta. Em vez disso, faça ‘saltos’ no braço da guitarra, por exemplo, Sol Maior, Ré Maior, Lá sustenido Maior, Mi Maior etc.

5 - Divirta-se com as escalas! Não existe melhor forma de aprender do que se divertindo. Quando você era criança, você aprendeu milhares de coisas enquanto brincava e nem percebia que estava fazendo muito mais do que brincar. Por exemplo,você aprendeu a andar brincando,aprendeu a distinguir as cores brincando e aprendeu que podia se machucar enquanto brincava também. Não ignore a fase mais divertida da sua vida! As crianças aprendem mais que os adultos porque brincam mais.

6 - Treine exercícios de técnica e velocidade enquanto sobe e desce as escalas. Dessa forma você mata dois coelhos com uma cajadada só. Por exemplo, você pode treinar a sua palhetada alternada enquanto toca um dos modelos da Escala maior.

7 - Treine com um Metrônomo. Ele é o melhor amigo de quem deseja tocar rápido e decorar escalas. O treino com o metrônomo é simples: Comece com um batimento bem lento e vá aumentando a velocidade progressivamente, até atingir o seu máximo. Com o passar dos dias o seu máximo será outro.

8 - Varie a forma de tocar a escala. Existem infinitas combinações, você pode andar duas notas, voltar uma, tocar mais duas notas e voltar mais uma...Você pode pular notas das escalas... Use a sua imaginação e descubra várias possibilidades.


Tudo Sobre Velocidade na Guitarra

Tudo Sobre Velocidade
Como ganhar muita velocidade em pouco tempo

Para aproveitar ao máximo este artigo lembre-se que tudo começa com conhecimento, e então vem o treino eficiente.

Tudo é uma Questão de Método


Você quer ganhar muita velocidade em pouco tempo?

Com o nosso método você entenderá como funcionam os mecanismos da velocidade.

Do Fácil para o Difícil

Você sempre consegue aprender mais rápido quando aprende primeiro o mais fácil e depois o mais difícil. Por isso, quando estiver praticando, você precisa aprender antes as técnicas básicas e depois as mais sofisticadas. Comece tocando devagar e vá aumentando a velocidade. Mesmo que se sinta tentado a tentar um lick (sequência de notas na guitarra) muito difícil, tenha em mente que é preciso crescer progressivamente.

A posição da mão e do polegar esquerdo

O polegar deve ficar atrás do braço, no meio da mão para permitir uma maior abertura da mão. Não coloque-o para cima para não perder essa elasticidade.

Metrônomo, Repetição e Mecânica

Essa é o momento de fazer a grande mudança em sua vida. O Metrônomo é o seu novo melhor amigo, ele irá te ajudar a duplicar a sua velocidade, e depois a triplicá-la! O Metrônomo é um aparelho pequeno que se compra em qualquer loja de música. Tudo em guitarra você aprende por repetição. Quanto mais você praticar, mais apto você estará para executar qualquer passagem. Com a ajuda de um metrônomo você tem o tempo marcado e assim você pode gradualmente aumentar a velocidade do exercício. Tenha sempre em mente a limpeza, pratique sempre corretamente, evitando vícios. Afinal, se você repetir algo 100 vezes errado por que razão na 101ª estará correto?

Quebrar o Exercício em Partes

Esse é o meio fácil de aprender qualquer exercício. É simples. Por exemplo, se o exercício tem 16 notas, quebre-o em 4 partes, cada uma com 4 notas. Assim você decora o exercício bem rápido, e aprende a tocá-lo com perfeição em cada detalhe.

Todo Dia

Essa é a melhor parte do Método. Toque guitarra todos os dias e você fará com que todos os dias da sua vida valham a pena. Mais importante do que tocar várias horas em um dia da semana é tocar pelo menos 20 minutos diariamente. Isso mantém você se superando a cada dia, aos poucos. Lembre-se, você aprende tudo aos poucos. Você aprendeu a andar aos poucos, aprendeu a falar aos poucos, aprendeu a tocar guitarra aos poucos. Continue assim.

Descanso

Você quer Intensidade e Consistência em seu treinamento? Então precisa aprender a usar o Descanso a seu favor. Nada pode atrapalhar mais o seu treinamento do que o excesso dele. Você pode ficar cansado e isso acaba prejudicando seu rendimento. Por isso, caso sinta alguma dor muscular ou mesmo esteja de saco cheio, não se sinta desmotivado. Dê um tempo. Escute algum guitarrista que você goste e depois retome a rotina.

Intensidade, Consistência

Pratique diariamente para sempre estar em forma. Além disso, não fique muito tempo somente batalhando em um exercício. Treine variações e técnicas diferentes. Esteja sempre se reciclando.

Limpeza

Nada é mais importante para um guitarrista que pretende tocar rápido do que a limpeza. Um solo é composto de notas, nunca as sacrifique para obter um monte de barulhos. Nunca se esqueça que muitas vezes o que separa um guitarrista excepcional de um mediano não é o que ele toca, mas como ele toca.

O Poder do Aquecimento

Tocar guitarra é igual a praticar um esporte. Da mesma forma que não se pode correr uma maratona com o corpo frio, se torna impossível executar frases rápidas sem estar com a musculatura de ambas as mãos quentes. Por isso inicie seus treinos com exercícios fáceis e progressivamente aumente a velocidade, dificuldade e abertura da mão. Desta forma, em alguns poucos minutos você já estará apto a dar o melhor de si.
Use a Mente - Paciência, Objetivos e Visão

Tenha Paciência. Essa é a chave para os seus planos se tornarem realidade. Pare um minuto para pensar, sente e pegue um papel e caneta. Agora escreva tudo que lhe vem a mente quando pensa em tocar com velocidade. Depois de olhar o rascunho que acabou de fazer, faça um Plano de Objetivos. Pense aonde você quer chegar e em quanto tempo, e depois como você o fará. Dessa forma, você estará treinando o seu poder de Visão. Existem pessoas que não conseguem enxergar um palmo a frente dos olhos, mas você não é uma delas. Você sabe que tem o poder de construir o seu futuro e sabe também que é preciso se esforçar. Lembre-se da frase “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Ela quer dizer que o que você planeja com vontade e se esforça para concretizar acaba se tornando realidade. Lembre-se de ser realista, escolha objetivos ao seu alcance. Aos poucos você vai descobrindo o que funciona e o que não funciona.

Determinação

Para tocar guitarra com incrível velocidade você precisa treinar bastante. E o fator decisivo para o seu treino é a Determinação. Determinação é uma combinação de Interesse, Motivação e Foco. O Interesse é simples: você vê ou ouve alguém tocando guitarra muito rápido e pensa "Eu quero fazer isso!" Agora que você descobriu o que quer, você precisa de uma Motivação maior para manter o sangue quente. A minha Motivação por exemplo são duas músicas, "Tumeni Notes" do Steve Morse, e "Universal Mind" do Liquid Tension Experiment (tocada por John Petrucci). Quando ouço essas músicas, ou vejo o vídeo, meus olhos começam a brilhar e tudo que eu consigo pensar é em pegar a guitarra e tocar durante horas. E isso acaba acontecendo!
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Então, depois de já estar mais do que pronto para começar, você precisa treinar eficientemente. A melhor maneira de conseguir isso é decidindo ter um Foco. Essa talvez seja a parte mais importante, pois é o seu Foco que determina aonde você vai chegar. Por exemplo, se você decidir agora "Esse mês eu irei treinar a minha palhetada alternada todo dia, durante pelo menos uma hora", pode ter certeza que no fim desse mês a sua palhetada alternada terá melhorado 100%.

Ligados

O Ligado (combinação de hammer-on e pull-off) é uma técnica muito fácil de aprender e ela lhe dá vários benefícios. Você ganha muita velocidade em pouco tempo, é um dos sons mais interessantes e característicos da guitarra e você pode usá-los em qualquer solo com muita facilidade. Portanto, empenhe-se em aprender a fazer o Ligado. O esforço vale totalmente a pena!

Use Padrões

Os Padrões são um dos grandes segredos do Universo da Guitarra. Um padrão de guitarra é uma sequência de notas tocadas segundo um lógica. Normalmente essa lógica é bem simples, o que possibilita ao guitarrista solar com muita velocidade, pois os Padrões facilitam a visualização das notas na guitarra e são muito fáceis de memorizar. Todos os guitarristas usam Padrões em seus solos! Por isso vale a pena se dedicar a essa parte do estudo.

Os Diferentes tipos de Palhetada:
1 - Sweep
2 - Palhetada Alternada
3 - Combo

Quando se trata de solar com velocidade, existem 2 tipos de palhetada, e um terceiro que é apenas a combinação dos dois primeiros. Eles são a Palhetada Alternada e o Sweep. Cada técnica deve ser usada no momento certo para que se consiga o efeito desejado. A seguir nós falamos um pouco de cada uma.

1 - Palhetada Alternada

O primeiro, como o nome já diz, consiste em alternar para cima e para baixo a palhetada possibilitando assim tocar bem rápido. A palhetada alternada quando tocada com rapidez dá aquela sensação de que as notas estão sendo "fuziladas", o que causa um efeito bem legal em um solo. Para conhecer melhor esta técnica, basta ouvir a música Tumeni Notes, ou qualquer outra de Steve Morse. Ele é o verdadeiro mestre da palhetada alternada e atual guitarrista do Deep Purple.

2 - Sweep

O Sweep é a técnica que dá maior velocidade num solo. Quando utilizado num improviso, o Sweep dá aquela sensação de fluidez entre as notas, pois ele é tocado de acordo com o movimento natural do braço e da mão, permitindo tocar muitas notas de uma vez só e sem esforço. O Sweep é também a principal técnica para se tocar Arpejos. Quando esses dois são combinados, os resultados obtidos são simplesmente incríveis. Basta ouvir a qualquer música do mestre do Sweep, Yngwie Malmsteem. Você entenderá na mesma hora porque esta técnica é tão conhecida!
Imagine que você queira tocar algo com uma nota por corda em sequência. Para isso podemos manter a mesma direção da palhetada aproveitando a velocidade do movimento e realizando o Sweep.

3 - Combo

Combo é a mistura das Palhetadas Alternadas e Sweeps. Quando você já está dominando as duas técnicas separadamente, é hora de aprender a uní-las. E é aí que os seus solos começam a fluir com virtuosidade e você começa a tocar como um Guitar Hero. Mas não pule etapas, é indispensável aprender uma técnica de cada vez.

Obs: é altamente recomendado por professores de guitarra e especialistas no assunto que antes de aprender o Sweep, você domine a Palhetada Alternada. Dessa forma, torna-se muito mais fácil aprender o Sweep.

Guitarristas que tem muita velocidade

Steve Morse, Malmsteem, Steve Vai, Joe Satriani, Paul Gilbert, Dimebag Darrell, Zakk Wylde, Al Di Meola, Jimi Hendrix, John Petrucci, Michael Romeo, Michael Angelo, Scott Henderson.

Escalas

Para tocar rápido é essencial conhecer as Escalas. Mas calma! Não vá pensando que Escalas é um assunto chato (pode ser, depende do ponto de vista). Pelo contrário, você pode aproveitar muito as Escalas e se divertir também.

Uma Escala é um conjunto de notas. Por exemplo, a Escala de Dó Maior você já deve conhecer. Ela é formada pelas notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Existem muitas outras escalas, mas essa é a mais básica de todas. Cada guitarrista encontra uma escala em que se sente mais à vontade para solar. Talvez seja melhor você começar pela Escala Pentatônica, pois ela tem apenas 5 notas e tem uma sonoridade muito característica do Rock. É muito fácil tirar um som legal da Escala Pentatônica. Mas se você já está mais avançado e quiser tocar muitas notas de uma vez só, é uma ótima idéia que você se torne íntimo da Escala Maior.

Veja algumas dicas sobre como ganhar velocidade nas escalas.

Arpejos

Quando tocamos as notas de qualquer acorde uma por uma, estamos executando o arpejo do respectivo acorde.

Os arpejos se dividem em tríades e tétrades ( 3 e 4 notas ). Na guitarra os arpejos acabam ficando com uma digitação de praticamente 1 nota por corda o que facilita o uso do Sweep para alcançarmos maiores velocidades.
 

Solos - Como Impressionar

Solos – Como Impressionar

Em 1969, Jimi Hendrix tocou para uma multidão de 250 mil pessoas, no que viria a ser o mais importante festival de rock da história, o Woodstock. Jimi tocou apenas três músicas — foi o suficiente para paralisar todos que estavam presentes. Naquele momento eles sabiam que os solos de guitarra nunca mais seriam os mesmos, foi o início de algo novo, uma revolução.

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Desde então, guitarristas de todos as partes do mundo vêm tentando descobrir o que há por trás dos solos de caras como Hendrix. Afinal, como será que o próprio Jimi Hendrix via os seus solos, o que passava pela sua cabeça, qual era o raciocínio que ele aplicava às suas músicas?

Essas e outras perguntas têm respostas. E se você está interessado em seguir em frente com seus solos, e obter novos resultados, nós temos exatamente o que você precisa:

Os 10 Princípios do Solo

É muito fácil a aplicação de cada um desses dez princípios. Você irá poupar tempo, e descobrirá um mundo de novas possibilidades.

1- Atrair a atenção, Manter os espectadores atentos.
Para impressionar as pessoas que estão ouvindo você solar, você precisa fazer algo que atraia a atenção delas logo no início – isso irá manter seus espectadores atentos.
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2- Contraste. Dinâmica. Variedade de Técnicas.
Para atrair a atenção das pessoas você precisa aprender o princípio do contraste. O nosso cérebro sempre presta mais atenção em coisas que apresentam contrastes. Por exemplo, os nossos olhos distinguem melhor dois objetos de tamanhos bem diferentes, ou de cores contrastantes.

Os nossos ouvidos funcionam da mesma forma. Porém, ao invés de tamanhos e cores, observamos contrastes sonoros através da diferença entre graves e agudos; a diferença entre o volume alto e o volume baixo; e as diferentes velocidades em que as notas são tocadas.

Portanto, procure variar a intensidade com que toca cada parte de seu solo, improvise em diferentes regiões do braço da guitarra e varie a velocidade entre devagar e rápido. Quanto maiores forem os contrastes, mais dinâmicos serão seus solos, e mais atraentes eles irão soar para o seu público. Também é importante aproveitar todas as técnicas que você conhece, criando um contraste entre elas. Por exemplo, não faz sentido usar bends o tempo todo - você pode e deve usar slides, hammer on/ pull off, e outras técnicas mais difíceis se você souber (como sweep, tapping, harmônicos artificiais...).

3- Feeling, Intensidade. Tocar algo bonito, e que faça sentido. Este é o princípio mais importante. Uma melodia bonita agrada a qualquer pessoa. Mantenha o foco em tocar algo que soe bem e o sucesso é garantido. Lembre-se: Até para tocar um monte de notas de uma vez é preciso bom gosto. Ter Feeling significa saber tocar algo que te faça sentir alguma coisa. Sensação. Para solar bem é preciso ter sensibilidade.

4- Tocar apenas o necessário. Na hora certa.
Tocar a nota certa, na hora certa, da melhor forma. Se você quer deixar alguém de queixo caído, toque somente o necessário – senão perde a graça. Evite excessos. É como num truque de mágica, se o mágico repete o truque, a segunda vez nunca é tão legal quanto a primeira.

5- Pausa, Silêncio. Aplausos, Interação com o público.
Para assegurar que você não está tocando um solo gigante e as pessoas não estão perdendo o interesse, você precisa dar a elas um tempo de assimilação – um intervalo para que elas possam interagir com você. Um pequena pausa para as pessoas te aplaudirem no meio de um solo faz toda a diferença, faz com elas te acompanhem.

6- Originalidade, Criatividade, Não se prenda a regras. Um solo inovador é mil vezes mais interessante que um solo comum. Se evitar o óbvio, os seus solos irão soar diferente de todos os outros, o que tornará você único, e é aí que você começa a aguçar a curiosidade das pessoas. Lembre-se: Existem coisas que só você pode fazer.

7- Efeitos
Existe um monte de tipos de efeitos para guitarra: Phaser, Distorção, Chorus, Delay, Reverb,Wah Wah etc. Todos eles adicionam algo novo ao seu solo. E é muito fácil utilizar um pedal de efeito. Descubra aquele que combina mais com o seu estilo e você estará em vantagem.

8- Duração de um solo
Um solo pode durar desde alguns segundos até vários minutos. Isso varia de guitarrista para guitarrista. O importante é manter o feeling ao longo de todo o solo, para não cair na besteira de tocar qualquer coisa. Procure criar algo com início, meio e fim – com certeza fará mais sentido que um solo sem intenção nenhuma.

9- Acompanhar os outros instrumentos
Este é o maior segredo dos guitarristas que melhor improvisam no mundo. Assim que você dominar este princípio você não só irá impressionar os outros como também ficará impressionado ao descobrir que é muito mais fácil de improvisar quando se está prestando atenção no que cada um na banda está tocando. Se torna mais fácil pois cada nota e ritmo que a banda toca é uma dica para o seu solo. Essa é a razão que torna muito mais fácil solar com uma banda do que solar sozinho.

10- Contar uma história. Guardar o melhor para o final.
Tudo que você toca tem uma ordem. Se você está em dúvida quanto ao que vem antes e o que vem depois – Guarde o melhor para o final. É como se você estivesse contando uma história, sempre deixe o melhor para o final. Isso servirá de guia para as suas sessões de improviso.



Dicas de Guitarra

Aqui você encontra várias dicas de guitarra, simples e objetivas. São dicas sobre técnicas, pedais, velocidade e muitas outras. Tudo para ajudá-lo a alcançar o som que você deseja.

66 - Faça como Joe Satriani: quando estiver compondo, cante suas melodias antes de tocá-las, para ver se estão bonitas e sem excessos.

65 - Pedais de efeito dão diferentes cores e dimensões aos sons da guitarra.

64 - Harmonia é a ciência da combinação dos sons.

63 - Para deixar suas cordas novas de novo, coloque-as na água fervente por 8 minutos.

62 - Para atingir seu potencial como guitarrista você precisa de uma enorme dose de imaginação.

61 - A melhor forma de gravar uma guitarra é com um bom microfone apontado para um bom amplificador.

60 - Evite dobrar cabos de guitarra. Para não danificá-los, enrole-os em voltas longas (como na foto abaixo).
59 - Para aumentar a eficiência da sua palhetada, acostume-se a palhetar alternadamente.

58 - Uma forma de ganhar sustain é usando um efeito de Compressor.

57 - O efeito Delay serve para dar profundidade ao som.

56 - Diferentes modelos de escalas possibilitam diferentes licks.

55 - Use double stops (2 notas ao mesmo tempo) em seus solos, como Chuck Berry em Johnny B. Goode.

54 - Use licks repetidos, como Slash no solo de Sweet Child O' Mine.
53 - Bucket Head recomenda inspiração através do estímulo visual.

52 - Ao solar, as frases precisam suingar, ou soarão sem vida.

51 - Após perder parte da audição, é impossível recuperá-la. Proteja seus ouvidos com algodão em ensaios e shows.

50 - Quando quiser colocar muitas notas numa frase, utilize Padrões.

49 - O site MusicMe.com é ótimo para conhecer as músicas de qualquer guitarrista.

48 - Se você descobriu uma sonoridade interessante, explore-a.

47 - O segredo de um bom improvisador é a Harmonia.

46 - O segredo para um bom riff é a simplicidade.

45 - A repetição de um exercício favorece a memória muscular.
44 - Emoção primeiro, técnica depois.

43 - Por trás de um bom solo sempre há uma boa música.

42 - Guitarra e violão se complementam em vários sentidos. Ter os dois é o ideal.

41 - Ao solar, busque criar frases com musicalidade.

40 - A técnica de Ligados é uma forma fácil de tocar rápido.

39 - Para tocar com velocidade é preciso ter precisão.

38 - Tocar guitarra muito bem é questão de treinar bastante repetição.

37 - Existem vários tipos de distorção. Experimente o máximo que puder até encontrar a melhor para você.


36 - Se você tem dinheiro, faça aulas de guitarra.
35 - Feeling é saber tocar a nota certa no momento certo.

34 - Treinar metodicamente fará você tocar melhor em menos tempo.

33 - Uma guitarra com braço mais fino facilita tocar rápido.

32 - Aprenda a afinar sua guitarra de ouvido.

31 - Se você quer fluidez e velocidade na guitarra,aprenda sweep.

30 - Conheça os melhores guitarristas do mundo.

29 - Aprenda a improvisar.

29 - Guarde sua guitarra de forma a preservá-la.
28 - Se uma guitarra, pedal ou amp não soa como você quer, não compre.

27 - Criatividade sem técnica não é nada.

26 - Tente escutar um som na sua mente e depois reproduzi-lo na guitarra.

25 - Aprenda novas técnicas.

24 - Nunca perca a oportunidade de tocar com outras pessoas.

23 - Nunca perca a oportunidade de ouvir música ao vivo.

22 - O pedal wah wah dá maior poder de expressão para os solos.
21 - Tablaturas nem sempre estão certas. Se uma não está soando bem, tente consertá-la.

20 - O 1º show de qualquer guitarrista não é muito bom. Apenas procure tocar melhor a cada um.

19 - Faça shows. Senão, você só estará treinando por treinar.

18 - Aprender a tocar com outros músicos é importante e divertido.

17 - Para ganhar velocidade, pratique com um metrônomo.

16 - Treine seu ouvido tentando adivinhar notas musicais.

15 - Um solo "cantável" é um solo mais musical.

14 - Tocar guitarra na imaginação fortalece sua criatividade.

13 - Exercícios de memória ajudam a evitar erros na guitarra.

12 - Conheça novos acordes.

11 - Não existe fórmula mágica para ser um grande guitarrista, apenas muito treino e esforço.

10 - A guitarra ideal para você depende do seu estilo de música.

9 - O amplificador é parte da guitarra assim como a caixa acústica é parte do violão.

8 - Evite a ferrugem passando um pano ou papel higiênico nas cordas depois de tocar.

7 - O produto Fast Fret evita que suas cordas enferrujem, além de ajudar seus dedos a deslizarem sobre elas.

6 - Pratique todos os dias.

5 - Explore o máximo de timbres diferentes que puder.

4 - Tente encontrar sua própria voz na guitarra.

3 - Elimine seu preconceito por qualquer tipo de música.

2 - Tocar melhor é soar melhor.

1 - Sempre que for treinar velocidade na guitarra, comece bem devagar.



Velocidade: Dicas Sobre Escalas 

Velocidade: Dicas Sobre Escalas

Para tocar rápido você precisa treinar a sua técnica e a sua mente. Você precisa treinar a sua memória e, acredite, o seu cérebro passará a funcionar melhor se você seguir as nossas dicas de memorização.

Para se tornar um guitarrista solista é essencial saber as Escalas na ponta dos dedos. Mas existe um truque, que poucos conhecem, e esse truque irá te levar a um nível superior de conhecimento. Ele facilitará sua vida.

Você não só aprenderá as escalas com facilidade, você as entenderá e nunca mais precisará se esforçar para lembrar de uma escala na hora de solar, porque eu sei que isso é muito frustrante e acaba fazendo com que os nossos solos não evoluam em ritmo natural. A gente começa a se sentir preso aquela única escala e sonoridade que aprendemos uma vez. Não se preocupe isso também passará.
Você está pronto para descobrir o truque? Ou melhor, os truques. Porque na verdade é um conjunto de práticas que torna o seu treino mil vezes mais eficiente. Dessa forma você não terá mais aquela sensação de que não sai do lugar há muito tempo.

Aqui estão os truques:
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1 - Aprenda um modelo da Escala Maior por semana. Não tente decorá-los de uma vez só, isso não funciona para ninguém. Além do mais você tem tempo suficiente para aprender.

2 - Quando tocar a Escala comece sempre pela tônica. Isso fará grande sentido para você, pois ajuda a visualizar automaticamente as escalas no braço da guitarra.

3 - Digamos que você aprendeu um dos desenhos da Escala de Sol Maior. Pronto você já decorou ele, não foi difícil. Mas não pare por aí, o que fará com que você aprenda de verdade esse desenho é treiná-lo nas doze tonalidades, sempre começando pela tônica.

4 - Quando treinar Escala Maior nas doze tonalidades evite tocar um desenho seguido do outro, por exemplo, Sol Maior, Sol sustenido Maior, Lá Maior e Lá sustenido Maior. Isso atrapalha muito, simplesmente por ser fácil demais e não trabalhar o seu raciocino da forma correta. Em vez disso, faça ‘saltos’ no braço da guitarra, por exemplo, Sol Maior, Ré Maior, Lá sustenido Maior, Mi Maior etc.

5 - Divirta-se com as escalas! Não existe melhor forma de aprender do que se divertindo. Quando você era criança, você aprendeu milhares de coisas enquanto brincava e nem percebia que estava fazendo muito mais do que brincar. Por exemplo,você aprendeu a andar brincando,aprendeu a distinguir as cores brincando e aprendeu que podia se machucar enquanto brincava também. Não ignore a fase mais divertida da sua vida! As crianças aprendem mais que os adultos porque brincam mais.

6 - Treine exercícios de técnica e velocidade enquanto sobe e desce as escalas. Dessa forma você mata dois coelhos com uma cajadada só. Por exemplo, você pode treinar a sua palhetada alternada enquanto toca um dos modelos da Escala maior.

7 - Treine com um Metrônomo. Ele é o melhor amigo de quem deseja tocar rápido e decorar escalas. O treino com o metrônomo é simples: Comece com um batimento bem lento e vá aumentando a velocidade progressivamente, até atingir o seu máximo. Com o passar dos dias o seu máximo será outro.

8 - Varie a forma de tocar a escala. Existem infinitas combinações, você pode andar duas notas, voltar uma, tocar mais duas notas e voltar mais uma...Você pode pular notas das escalas... Use a sua imaginação e descubra várias possibilidades.



Técnica, Feeling e Criatividade

Técnica, feeling e criatividade andam juntos. Eles são igualmente importantes e interdependentes.

Você já deve ter escutado um guitarrista solar com muita técnica, mas algo simplesmente não fazia muito sentido. Faltava alguma coisa. Podemos dizer que esses solos tem uma falta de feeling e criatividade.

Por outro lado, criatividade e feeling não servem para nada se o guitarrista não possui um conjunto de técnicas que sabe executar. Imagine que você tem uma ideia para uma música na sua cabeça. Você consegue pensar exatamente como seria a música e como seria ótimo se pudesse tocá-la. Mas nada disso ocorrerá se você não souber tocar um instrumento. Se você não domina as técnicas básicas, você não conseguirá tocar as notas que estão na sua imaginação.

E quanto ao feeling? Provavelmente, você não quer ser só mais um guitarrista que "dispara" notas em alta velocidade. Cada nota para você tem que fazer sentido. Feeling é a habilidade de tocar a nota certa e da forma certa.

Só o feeling te dirá se está na hora de acelerar seu solo. Só o feeling te dirá se um vibrato irá cair bem ou não.

A criatividade é a capacidade de criar algo novo e que seja uma resposta para alguma necessidade. Não basta compor uma música que seja totalmente diferente de qualquer outra. A música precisa ser interessante.

Técnica, feeling e criatividade são interdependentes. Isso quer dizer que, se você deseja se tornar um guitarrista muito bom, você precisará usar os três em conjunto. Sempre. Toda vez que você escutar um sem o outro, você saberá que está faltando algo.



Artigos - Pedais de Efeito Explicados


Pedais de Efeito Explicados

Distorção

Também conhecido como clipping, a distorção corta fora as freqüências extremas de um som.

Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, conseqüentemente criando um efeito de distorção. A Distorção é bastante usada por guitarristas de grunge, metal, hard core, e hard rock. Bandas como Pearl Jam, Iron Maiden, AC/DC e Guns n’ Roses. Pedais de efeito como Metal Zone e Distortion, ambos da BOSS, possuem controles eficientes, que podem ser ajustados para conseguir um som bem pesado.

OBS: Não confunda distorção com o efeito overdrive, que como veremos a seguir, funciona de uma forma diferente, e é bem mais leve.

Overdrive
Diferentemente da Distorção, Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode agüentar, conseqüentemente criando um som levemente distorcido. As vezes o canal limpo do seu amplificador pode se gerar um overdrive se você jogar o volume lá em cima. Freqüentemente guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra. É também comum guitarristas de rock somarem o efeito do pedal de overdrive a própria distorção do amplificador.



Chorus
O Chorus é um efeito de atraso de sinal que enriquece o som do instrumento de forma similar a um violão de 12 cordas. Este é um efeito sutil que praticamente todos os guitarristas deviam ter. O chorus tem um efeito trêmulo que produz um som profundamente exuberante. Ele faz isso ao misturar o sinal normal com um sinal que foi atrasado e que teve sua afinação levemente alterada para cima. O resultado é que você obtém o som de dois instrumentos tocando ao mesmo tempo, nota por nota.
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Flanger
O Flanger soa quase como um avião a jato voando sobre você. É um efeito que é parecido com o chorus, mas a afinação não é alterada. O sinal é apenas atrasado um pouco. Um guitarrista excelente que usa um pedal Flanger em seu set é Tom Morello, ex-Rage Against The Machine e Audioslave. Como podemos ver no vídeo abaixo, o som do Flanger lembra o som do Phaser, mas com pequenas diferenças.





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Reverb
Reverb é um efeito que simula a reflexão natural das ondas sonoras nas paredes do ambiente. Ele é frequentemente utilizado para dar uma sensação de profundidade ao som, e já vem incluído em muitos amplificadores.
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Phaser
O Phaser mistura o sinal normal com um sinal que vem através de um delay modulado (ou delay variado). O efeito que o Phaser faz no som é como um wah wah bem sutil. O vídeo abaixo mostra alguns sons que dá para tirar com o pedal.




Delay
O Delay faz exatamente o que o nome diz - atrasa. Ele repete o que você tocou logo em seguida. Pode ser usado para dar profundidade ao som ou criar um efeito elegante.


Tremolo
Tremolo é um efeito que age como se você estivesse abaixando e levantando a alavanca da sua guitarra à uma freqüência constante.

Octave
Octave é um efeito que adicona à cada nota tocada uma segunda nota exatamente uma oitava abaixo da original. Alguns produzem mais de uma oitava.
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Compressor
Compressor é um mecanismo que faz com que cada nota tocada saia do amplificador com o mesmo volume. Em outras palavras, ele suaviza as notas que você toca com mais força, e amplifica as notas que você toca mais fraco. Uma das vantagens é que esse efeito também adiciona bastante sustain às notas (faz as notas durarem mais tempo).
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Wah Wah
Wah Wah é um pedal que altera o timbre. Você pode acionar o pedal para frente e para trás

produzindo um som que soa como “Wah”. Ele é similar ao botão ‘tone’ presente na sua guitarra pela forma que ele funciona. Experimente girar esse botão até o máximo e depois até o mínimo. É parecido com pressionar o pedal wah wah todo para frente, ou todo para trás. Um pedal Wah Wah muito bom, considerado como padrão da indústria, é o Dunlop Crybaby.

Whammy

O Whammy é talvez o pedal mais difícil de se usar em uma música. No entanto, quem consegue, obtém os sons mais incríveis da guitarra. O que o Whammy faz é a mesma coisa que uma alavanca: quando você pressiona o pedal para frente, as notas vão ficando mais agudas. E, conforme você volta com o pé para trás, elas ficam mais graves.

Qualquer dúvida sobre o que o Whammy faz pode ser tirada escutando a música Cool nº 9, de Joe Satriani, e Killing in the Name, do Rage Against the Machine.